Portuguêse

Objetivo

A Global Business Initiative on Human Rights (GBI) foi criada para promover os direitos humanos no contexto empresarial em todo o mundo.  O objetivo fundamental da organização é a criação de uma comunidade global de empresas de todos os setores que conheçam e demonstrem que respeitam a dignidade e os direitos das pessoas sobre as quais exercem impacto e com as quais interagem.

Membros

A GBI é dirigida por um grupo central de 18 grandes empresas com sede na Ásia, Europa, América Latina, Oriente Médio, Norte da Árica e América do Norte.  Em conjunto, essas empresas somam uma força de trabalho de aproximadamente 1,75 milhões de funcionários e centenas de milhares de parceiros empresariais localizados em mais de 190 países. Os membros da GBI operam em uma ampla variedade de setores da indústria que incluem agricultura, automação e energia, produtos químicos, eletrônicos, bens de consumo rápido, alimentos e bebidas, saúde, mineração, óleo e gás, empreendimentos imobiliários e de entrega. Muitas das empresas membros da GBI são líderes reconhecidas em seus mercados.

Trabalho

O plano de trabalho da GBI é organizado em duas linhas paralelas:

Na primeira, o programa de aprendizagem das empresas membros, proporciona um espaço seguro para que as 18 empresas da GBI compartilhem experiências, dificuldades e inovações com seus pares com enfoque no respeito aos direitos humanos, na prática e na implementação dos Princípios Norteadores da ONU para os direitos humanos e empresas.  Esse programa é realizado por meio de uma infraestrutura de aprendizado composta por workshops semestrais mediados, “projetos aprofundados” em temas específicos, chamadas de aprendizado focadas em um tópico e compartilhamento de conhecimento, materiais e ferramentas.

A segunda linha trata do alcance empresarial global focado na conscientização e na capacitação das empresas em diversas regiões do mundo, principalmente nos mercados emergentes e em desenvolvimento.  A GBI trabalha com organizações de direitos humanos e empresas locais, de responsabilidade corporativa e outras organizações diversas, juntamente com redes locais da ONU em todo o mundo com o objetivo de estimular a conscientização e o compromisso com relação ao respeito corporativo pelos direitos humanos. As atividades com parceiros incluem mesas redondas sobre direitos humanos e grandes empresas para líderes empresariais com sedes na região; participação nos principais eventos de direitos humanos e sustentabilidade; e planejamento e implementação de atividades de direitos humanos em empresas locais focadas na capacidade, no compromisso e na ação.

No desenvolvimento de seu trabalho, A GBI busca compartilhar publicamente experiências de empresas, identificar as barreiras locais e regionais específicas, desenvolver o respeito pelos direitos humanos e dar apoio às nossas organizações parceiras para que estas se tornem líderes locais e globais na promoção dos direitos humanos nas atividades empresariais. Por meio do constante envolvimento com organizações internacionais (principalmente com Organização das Nações Unidas), a GBI também busca apoiar a contribuição construtiva de empresas com opiniões para a agenda internacional.